FAQ | Perguntas Frequentes

  • O que é armazenamento em nuvem?

    Trata-se do armazenamento de arquivos online. Em vez de usar opções de armazenamento local (como pen drives, discos rígidos ou discos rígidos externos) para armazenar seus arquivos, eles são salvos online. Esse modelo de computação em nuvem permite o armazenamento de dados em servidores remotos e os acessa por meio da Internet (nuvem). Os dados são gerenciados, mantidos e operados por um provedor de serviços em servidores de armazenamento construídos com base em técnicas de virtualização.


    O objetivo principal do serviço de armazenamento online é a conveniência para o usuário. No dinâmico mundo corporativo atual, seus clientes e funcionários precisam de acesso imediato a informações e dados. Por isso, o armazenamento online preenche essa lacuna, permitindo que você acesse um arquivo ou aplicativo em seu dispositivo (PC, tablet, celular ou computador). Ele também oferece desempenho aprimorado, espaço extra de armazenamento e uma plataforma segura para armazenar arquivos, aplicativos ou logs de dados importantes caso você não queira usar seu armazenamento no local.

  • Como o armazenamento na nuvem funciona?

    Existem vários sistemas diferentes de armazenamento online. Alguns são focados em finalidades específicas, como armazenar imagens digitais ou mensagens de e-mail, enquanto outros armazenam vários formatos de dados digitais. Alguns sistemas são operações pequenas que usam somente um servidor de dados, enquanto outros (soluções de armazenamento corporativo) são grandes o suficiente para encher um depósito com seu equipamento físico.

     

    Um sistema de armazenamento online só precisa de um servidor de dados conectado à Internet para funcionar. Você (o cliente) envia pela Internet uma cópia de seu arquivo para o data center, que registra as informações. Quando deseja recuperar o arquivo, você acessa o servidor de dados por meio de uma interface na web. O servidor então permitirá que você acesse o arquivo ou o enviará de volta para você.

     

    Os sistemas de armazenamento na nuvem geralmente usam vários servidor de dados, pois, como os computadores eventualmente precisam de reparos ou manutenção, é essencial fazer backup dos dados em várias máquinas que estejam em execução em diferentes fontes de alimentação. Sem essa redundância, os sistemas de armazenamento online não poderiam garantir aos clientes acesso imediato aos dados a qualquer momento.

     

    O backup na nuvem é essencial para sua empresa, pois permite que você recupere suas informações caso haja algum problema com seu armazenamento no local.

     

    Os serviços de armazenamento online mais conceituados usam criptografia para proteger seus dados e exigem senha para o acesso. Em outros casos, seu arquivo pode ser protegido por algum tipo de autenticação com vários fatores que, além da senha, exige também outro código, gerado independentemente no momento da solicitação de login para obter acesso.

     

    Existem diferentes métodos para fazer upload de um arquivo ou aplicativo para sua conta online. Alguns serviços de armazenamento online permitem apenas uploads pelo navegador, o que significa que você precisa fazer login no site do serviço para fazer upload dos dados. Outros oferecem um aplicativo de computador para que você possa facilmente arrastar e soltar arquivos para a pasta dedicada do serviço.

     

    Quando seus arquivos e dados estiverem armazenados online, os recursos disponíveis incluirão: acesso a arquivos ou aplicativos no dispositivo móvel, streaming de música e vídeos, compartilhamento de arquivos com outras pessoas por meio de um link especial, criptografia para seus arquivos para evitar que outras pessoas tenham acesso, download dos arquivos de volta para o computador, exclusão de arquivos para liberar espaço e muito mais.

  • É seguro usar o armazenamento corporativo na nuvem?

    A segurança dos dados armazenados na nuvem depende da solução de armazenamento online que você usa. Os provedores de serviços na nuvem armazenam seus backups em vários locais e em diferentes fontes de alimentação para evitar a perda de dados. Esses data centers usam sistemas sofisticados que oferecem alimentação de emergência, detecção de fumaça e resistência ao fogo. Além disso, eles são fortemente monitorados, reforçados e protegidos internamente para evitar intrusões, roubo do software de armazenamento ou destruição física por parte de funcionários insatisfeitos.

     

    Os sistemas na nuvem usam processos de autenticação, como nomes de usuário e senhas, para limitar o acesso e proteger seus dados, impedindo o acesso não autorizado. A criptografia de dados e a autenticação com vários fatores também são usadas para proteger os dados caso eles sejam interceptados a caminho ou roubados do servidor. No entanto, senhas podem ser invadidas, e um funcionário suspeito pode obter acesso às chaves de criptografia de seus dados. Além disso, seus dados não estão imunes a buscas e confiscos do governo.

     

    Afinal, seus dados ficam seguros na nuvem? Bem, a verdade é que nenhum provedor de serviços na nuvem pode assegurar que seus dados estão 100% seguros. De qualquer forma, por operar em um mercado traiçoeiro, a maioria das empresas de armazenamento online depende muito de sua reputação; por isso, você pode ter certeza de que essas empresas se esforçarão muito para garantir que têm as medidas de segurança mais avançadas disponíveis para proteger os dados dos clientes.

     

    Vivemos em uma época na qual governos já foram denunciados por espionar dados privados na nuvem sem um mandado judicial. Portanto, seria aconselhável não armazenar dados pessoais ou corporativos confidenciais na nuvem. No entanto, os provedores de serviços na nuvem usam métodos de segurança mais complexos para proteger os dados do que a maioria das opções de armazenamento local.

     

    Embora todos os sistemas de armazenamento online previnam a perda de dados causada por incêndios, furacões, enchentes e colapsos computacionais, suas informações continuam vulneráveis, pois estão com terceiros. Por isso, pesquise antes de escolher um provedor.

     

    Além disso, o armazenamento online é mais confiável se for usado em conjunto com outro sistema de armazenamento, como o Google Drive. Já que a maior preocupação em relação aos serviços na nuvem está relacionada à perda de dados, e não a invasões, o problema será eliminado se você usar a nuvem mais como uma plataforma de compartilhamento do que como uma plataforma de armazenamento.

     

    Embora os serviços de armazenamento online possam não ser 100% seguros, seus benefícios compensam muito os riscos possíveis. Isso fica evidente se considerarmos o grande número de empresas que utilizam aplamente esses serviços.